sábado, 6 de setembro de 2008

Origem de quando comecou a ideia do WIMAX

O padrão IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril de 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN). Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas). O termo WiMAX foi cunhado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando um melhor desempenho de comunicação.

O padrão WiMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de conexão de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots

16 comentários:

Regina disse...

Todo mundo está falando de WiMax ou pelo menos, já ouviu alguém falar.
O WiMax (IEEE 802.16), que se encaixa na categoria de WMANs (wireless metropolitan area networks), promete levar acesso de alta velocidade aos pontos mais remotos, geralmente chamados de "last mile". Tudo isso, sem a presença de fios, ou seja, cabos telefônicos (ADSL), cabos coaxiais (cable-modems) e tudo mais que esteja relacionado à forma atual de se conectar à internet, passarão a fazer parte do passado da comunicação digital, que hoje tem sua maior manifestação sob o nome de internet. Em outras palavras, qualquer pessoa em qualquer lugar, através de diversos tipos de aparelhos (seja um simples desktop, notebook ou handheld), poderá acessar a web em alta velocidade através do WiMax.Intel é uma das principais defensoras e colaboradoras no desenvolvimento do WiMax (padrão 802.16 do IEEE). Até a Motorola, que já aposta fichas no Canopy, também participa do WiMax Forum. Todos sabem que o WiMax terá, com certeza, um grande impacto em nosso dia a dia. O envolvimento intenso de gigantes como a Intel e Motorola é uma prova significante disso. Só não se sabe exatamente quando e onde essa tecnologia vai estar disponível comercialmente.

Andrea Novello disse...

Prós do Wimax

Diminuir custos de infra-estruturas de banda larga para conexao com o usuário final;
Deverá ter uma aceitacao grande por usuários e diminuindo ainda mais os custos da tecnologia;
Possibilitará altas taxas de transmissao de dados;
Também possibilitará a criacao de uma rede de cobertura de conexao de Internet mesmo em movimento;
Existe amplo suporte do desenvolvimento e aprimoramento desta tecnologia por parte de indústria.


Contras do Wimax

Nos testes atualmente realizados mostrou-se com grande frustração quanto à taxa de transmissão;
Apesar das muitas iniciativas e pesquisas, essa tecnologia ainda tem um período de maturação a ser atingido;
Pode, em alguns países, haver sobreposição de utilização de freqüência com algum serviço já existente;
Em alguns países a tecnologia já foi inviabilizada devido a uma política específica para proteção do investimento de capital (CAPEX), já realizado com licenças da tecnologia de telefonia móvel UMTS.
Nas faixas de frequência mais altas existem limitações quanto a interferências pela chuva, causando diminuição de taxas de transferências e dos raios de cobertura.

renatha disse...

Ola galera, puxa que interessante esse negocio de passar po cimas de barreiras de comunicação, esse sistema vai ser muito atrativo nas apresentações..
Um abraço e até mais

Lilian Azevedo disse...

Gostei da idéia de vocês apresentarem sobre o sistema wimax, bem completo o sistema

Sagitta disse...

muito boa a escolha de vcs... parabens

André disse...

muito legal esse sistema do wimax, continuem trazendo mais informações pois é muito interessante.

Beatriz Grendel disse...

Gostei muito da ideia de diminuir custos de infra-estrutura

Rodrigo Amaral de Lima disse...

O sistema parece bem legal mesmo, e ainda acaba com a poluição visual já que não vai precisar da presença de fios.
Parabéns pela escolha...

Bentes disse...

blog completamente parada fazem 4 semanas. algum motivo?

Andrea Novello disse...

Wimax no Brasil

Em parceria com universidades, instituições e governos, a Intel liderou testes de Wimax no Brasil, desde 2004, nas cidades de Brasília, Ouro Preto, Mangaratiba, Parintins e, mais recentemente, Belo Horizonte. Um desses testes que foi considerado prova de fogo, devido ao relevo montanhoso da cidade foi em Ouro Preto, instalaram uma antena de Wimax em uma kombi com três computadores, a kombi ficou estacionada na praça Tiradentes e várias pessoas do local entraram na kombi e acessaram a internet, foi um sucesso, pois a BSU estava instalada na universidade, sendo que a praça não possui vista para a universidade.
Brasil Telecom, Vivo Telefônica e várias outras empresas já anunciaram publicamente planos de implantação do Wimax no Brasil, podemos esperar que o mais breve possível vamos estar utilizando internet como se usa o celular hoje.

Andrea Novello disse...

Quem é dono do Wimax?

O Wimax é um padão aberto de conexão sem fio, certificado pelo IEEE ( Institute of Eletrical and Electronics Engineers) logo, não há donos, as diretrizes e discussões ficam à cargo do Wimax Forum, uma organização sem fins lucrativos formada por dezenas de empresas que enxergam na tecnologia um fruto promissor. Evidentemente, elas tiram o lucro desenvolvendo chips e equipamentos certificados para Wimax.
As empresas-líderes são Intel, Airspan Networks, Alvarion, AT&T, Aperto Networks, British Telecom, Fujitsu, KT Corp, Samsung, Sprint Nextel, Wi-LAN e ZTE Corporation. No Brasil, a maior divulgação e empolgação vem da Intel, em vários eventos e congressos sobre o tema.

Andrea Novello disse...

Quanto vai custar o Wimax?


Ninguém sabe as operadoras guardam os estudos comerciais a sete chaves. O gerente de mobilidade da Intel deixa claro que para ser viável comercialmente, quem oferecer conexão Wimax nas cidades terá que competir com os preços praticados hoje, se for muito mais caro, não dá certo. O custo tem que ser igual ou menor ou, pelo menos, oferecer segurança ou serviços agregados que os concorrentes não tenham. Ele antecipa, porém, que o custo de instalação para as operadoras é bem menor no Wimax do que para DSL. No final das contas, o usuário sabe como a banda toca: a concorrência dita as regras e os preços caem. O caso mais emblemático no Brasil é a conexão DSL, Telefônica e Telemar oferecem o mesmo tipo de conexão em diferentes áreas de concessão, no entanto, como a área de cobertura da Telefônica tem outras empresas na concorrência de banda larga, a empresa oferece planos mais baratos e diversificados, enquanto do outro lado, pela Telemar, a concorrência é bem menor e o usuário fica com menos opções, pagando mais, claro.

Andrea Novello disse...

Outro Benefício do Wimax


O WiMAX não apenas ameaça os provedores de Internet DSL e a cabo. O protocolo WiMAX é desenhado para acomodar vários métodos diferentes de transmissão de dados, um dos quais é o VoIP (do inglês Voice Over Internet Protocol, ou protocolo de voz sobre Internet). O VoIP permite que as pessoas façam ligações locais, de longa-distância e até mesmo internacionais através de uma conexão à Internet de banda larga, contornando totalmente as empresas de telefonia. Se os computadores compatíveis com o WiMAX se tornarem muito comuns, o uso do VoIP pode aumentar sensivelmente. Praticamente qualquer pessoa com um laptop poderia fazer ligações VoIP.

Regina disse...

WiMAX Chegando aos Clientes Finais
Neste caso é necessário se instalar uma antena WiMAX no assinante. Tipicamente, esta antena é montada no telhado, sendo a instalação semelhante a uma antena de TV por satélite. Nesta arquitetura não é necessário que o cliente possua visada direta com a Base-Station, com a comunicação ocorrendo através de múltiplos-percursos. Neste caso o WiMAX é utilizado como uma alternativa para o cliente ter acesso aos serviços de voz e dados sem depender da disponibilidade da operadora local possuir infra-estrutura fixa no local.

Andrea Novello disse...

O Sistema Wimax consiste em duas partes:
. Uma torre Wimax, parecida em seu conceito com a torre de telefonia celular, uma única torre WiMAX pode fornecer cobertura para uma área muito grande de aproximadamente 8.000 km2.
. Um receptor Wimax, o receptor e a antena poderiam ser uma pequena caixa ou poderiam ser integrados ao laptop como o WiFi o é hoje.
Uma torre Wimax pode se conectar diretamente à Internet usando uma conexão com fio de alta largura de banda (como uma linha T3, por exemplo). Pode também se conectar a outra torre Wimax usando um link de microondas em linha de visão. Esta conexão a uma segunda torre (geralmente chamada de backhaul), junto com a capacidade de uma única torre de cobrir até 8 mil Km2é o que permite ao WiMAX fornecer cobertura a áreas rurais remotas.

Andrea Novello disse...

Oi pessoal,

Só para recordar qeu o trabalho escrito temos que enviara para o professor Bentes uma semana antes da apresentação, isso quer dizer dia 11 de novembro. Temos que marcar um dia para estruturar o trabalho. Bom fim de semana.